Escalando o Monte Ararat

Escalando o Monte Ararat: Fronteiras, ursos e foguetes

Eu não voaria apenas para Teerã. Eu queria ir por terra pela cidade iraniana de Tabriz, como os hippies costumavam. Isso significava voltar para a Turquia, com a perspectiva de mais aventuras no caminho.

Acima de tudo, planejei escalar o Monte Ararat, a montanha nacional da Armênia, embora esteja apenas dentro da fronteira turca atualmente. O Monte Ararat está em um ponto triplo onde a Armênia, a Turquia e o Irã se encontram. Alpinistas montam principalmente a face ensolarada do sul da montanha de uma cidade chamada Doğubeyazıt.

Mapa do terreno do Monte Ararat e arredores, com nomes de países e escala adicionada. Dados do mapa © 2019 Google Maps.
O Monte Ararat é um vulcão adormecido com dois picos. Seu pico mais alto, chamado Ağrı Dağı em turco, tem 5.165 metros de altura, ou quase 17.000 pés.

O pico mais baixo é um cone proeminente e simétrico conhecido em turco como Küçükağrı Dağı em turco e “Little Ararat” em inglês. Com 3.925 metros ou quase 13.000 pés, o Little Ararat é maior do que o Monte Fujiyama no Japão, embora não fique tão acima da paisagem circundante. É apenas um pouco comparado ao pico principal de Ararat!

Monte Ararat, GIF animado. Imagem de domínio público criada e carregada no Wikimedia Commons por Asybaris01, com base em dados da NASA.
A primeira ascensão registrada de Ağrı Dağı ocorreu em 1829. A última erupção registrada ocorreu em 1840, possivelmente ao mesmo tempo que um grande terremoto.

O Monte Ararat é também o lendário último local de repouso da Arca de Noé. Então, segundo a história, a Arca atingiu o continente no Monte Ararat quando as águas do Dilúvio bíblico começaram a recuar. As pessoas gastaram muito tempo e dinheiro procurando a Arca no Monte Ararat como resultado.

A região ao redor do Monte Ararat também é muito fragmentada em termos étnicos e nacionais:

Monte Ararat (circulado) e países vizinhos. Escala, círculo vermelho em torno do Monte Ararat e alguns nomes de países adicionados, juntamente com todo o texto relativo ao Curdistão. Norte no topo. Dados do mapa © 2019 Google.
Os curdos, que são talvez as pessoas mais numerosas da região – tão numerosos quanto os canadenses, cerca de 36 milhões – não têm um país reconhecido internacionalmente. Em vez disso, os curdos estão divididos entre a Turquia, o Iraque, a Síria e o Irã, com um punhado na Armênia também. A maioria está na Turquia, em uma região mais ou menos centrada no Lago Van e na cidade à beira do lago de Van, que fica a cerca de 150 km a sudoeste de Doğubeyazıt.

A “área habitada pelos curdos” a partir de 1992. Imagem de domínio público pela CIA (1992), via Biblioteca de Mapas Perry-Castañeda e Wikimedia Commons.
A área ao redor do Monte Ararat tem sido um ponto problemático para rivalidades nacionais e étnicas. A fronteira entre a Armênia e a Turquia foi fechada desde 1993 por causa de uma longa disputa de fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão. A Turquia fica do lado dos azeris, como as pessoas do Azerbaijão são conhecidas.

Os turcos também têm lutado uma longa guerra de guerrilha contra um grupo separatista curdo chamado Partido dos Trabalhadores do Curdistão ou PKK.

Por causa da insurgência do PKK, o Monte Ararat foi fechado para escaladores em 2015 e só foi reaberto algumas semanas antes de eu subir! A comunidade internacional de alpinismo havia solicitado que fosse aberta.

Eu reservei minha viagem ao Monte Ararat com uma empresa local de trekking algumas semanas antes, o que é importante para obter permissões. Cheguei ao Aeroporto de Van no início de setembro de 2018 e fui levado a Doğubeyazıt, uma antiga cidade histórica que foi durante muito tempo a principal fronteira persa (iraniana) da região.

Explorando Doğubeyazıt
Doğubeyazıt também prosperou mais recentemente do turismo, alpinismo e esqui em Ararat, uma montanha que oferece 2.103 metros de descida vertical para esquiadores.

Eu fiquei em um hotel muito bom por apenas US $ 20 por noite. As pessoas em Doğubeyazıt sofreram bastante durante o fechamento da montanha, e devem ter pressionado bastante por sua reabertura; Presidente Erdoğan se tinha visitado recentemente.

Eu realmente gostei Doğubeyazıt. Passei algum tempo visitando o histórico Ishak Pasha Palace, um dos poucos palácios otomanos que ainda sobrevivem em estado completo. Aqui estão algumas fotos do palácio:

Enquanto estive lá, também fui ver uma suposta cratera de meteoros. Isso parecia mais uma cratera vulcânica e provavelmente é; Não há registro de uma cratera de meteoros aqui no Banco de Dados de Impacto da Terra. Ainda assim, é bem espetacular. Você pode ver apenas alguns pombos na parede distante da cratera.

As pessoas de Doğubeyazıt também alegaram que o local onde a Arca supostamente encalhou estava próximo, e não no topo do Monte Ararat, como algumas pessoas pensam; e eu fui ver o suposto site disso também. Você pode certamente ver o contorno do que parecia ser um barco. O local tinha um museu ao lado, mas por causa da falta de turismo e da repressão militar, o museu não tinha visitantes.

Ouvi falar de uma expedição recente que pensou ter encontrado a Arca no Monte Ararat, baseada na datação por carbono da madeira que eles descobriram. Mas eles não diziam onde ficava por medo de que o governo turco viesse e explodisse, ou algo assim.

De acordo com um artigo da National Geographic de alguns anos atrás, essas pessoas estão se enganando, especialmente porque a Bíblia não diz que a arca acabou no Monte Ararat em primeiro lugar!

Por essa razão, até mesmo alguns fundamentalistas bíblicos que pensam que a Arca realmente existiu, Noé e tudo mais, acham que procurá-la no Monte Ararat é uma idéia tola. Um fundamentalista até diz que provavelmente não vai aparecer em nenhum lugar, tendo sido reciclado para construir casas e galpões para os sobreviventes do pós-dilúvio. O mainstream acadêmico é ainda mais cético:

“Não conheço nenhuma expedição que tenha procurado a arca e não a tenha encontrado”, disse Paul Zimansky, arqueólogo especializado no Oriente Médio da Universidade Stony Brook, no Estado de Nova York.
Aqui está um vídeo de mim mesmo nas proximidades do site e museu Doğubeyazit Ark:

Não muitas mulheres saíram à noite em Doğubeyazıt; parecia uma área bastante conservadora. Muitos dos turcos tinham esposas iranianas, que pareciam se casar com turcos para sair do Irã. As pessoas questionaram minhas opiniões sobre os conflitos na área, e eu disse que não tinha nenhuma!

No caminho para a cratera, passei por um posto militar turco, onde os soldados verificaram o que estava em nossas câmeras. Por sorte, eu só tirei fotos das cenas naturais e não do checkpoint em si!

Houve mais pontos de verificação na área, me disseram, mas o PKK havia destruído vários deles e eles não tinham sido restabelecidos.

Escalando Mt Ararat

Um mapa da rota para cima. Fundo da imagem © 2019 Google Maps, norte no topo.
Depois de Doğubeyazıt, era hora de escalar a montanha. Escalar o Monte Ararat é basicamente uma caminhada em vez de um exercício técnico de montanhismo, e também tivemos cavalos de carga que transportaram bagagem. Eu nunca estive em uma caminhada onde os cavalos carregavam o fardo! Havia cerca de seis desses cavalos em nossa expedição e eles carregavam 60 kg cada.

Preparando os cavalos do pacote para viagem
Isso é um monte de coisas pelos padrões de você e eu, mas ainda menos do que o peso do piloto médio. Então, eu não acho que os cavalos estavam sobrecarregados. E nem nós éramos.

Por outro lado, eu estava preocupado com a minha aclimatação, já que a montanha está seriamente alta. Esse era um problema que eu já tinha corrido para o Himalaia, onde as pessoas geralmente demoravam muitos dias para chegar à mesma altitude que o topo do Monte Ararat.

A 5.000 metros, há apenas cerca de metade do oxigênio do nível do mar. Se você for direto a tal altura e tentar caminhar o dia todo, coisas ruins acontecerão.

Alguns turistas noruegueses que fizeram o Ararat em 2015 escreveram esta advertência: “Certifique-se de obter o máximo de aclimatação possível. Não tente uma subida direta, a menos que você venha diretamente de uma grande altitude para outro lugar e já esteja aclimatado. ”

Nós nos unimos a outra parte composta por um japonês e dois alpinistas tchecos. Os três tinham seu próprio guia e eu tinha o meu próprio.

Depois de uma noite em Doğubeyazıt, fomos levados a uma altitude de 2.250 metros de onde subimos uma trilha para o Acampamento 1, a uma altitude de 3.200 metros. Isso era principalmente uma questão de subir uma encosta de grama seca.

Deveríamos passar duas noites no acampamento 1 para aclimatação, mas passamos apenas uma noite, porque, na primeira noite, o acampamento 1 foi atacado por um urso pardo asiático. Este é um animal que é da mesma espécie que um Grizzly Norte Americano e para todos os efeitos é o mesmo. Se alguma coisa, é maior.

A tenda da cozinha foi retirada e o outro guia e o cozinheiro dormiram do lado de fora. Eles não queriam dormir na tenda da cozinha para o caso de o urso voltar. Às 2 da manhã, o cozinheiro e outro guia gritaram “o urso está aqui, o urso está aqui” e meu guia foi para fora e atirou um rifle no ar algumas vezes para assustar o urso.

Homem vs Bear: uma situação de idade da pedra
Eu tirei fotos das estampas de ursos, elas eram enormes, do tamanho de yetis!

Uma pegada de urso
Havia garrafas de veneno no acampamento 1, que as pessoas aparentemente haviam usado para envenenar carne para repelir ou matar o urso. Eles estavam muito desesperados. Não consegui dormir por causa do urso, com certeza. A comida era muito boa, eles realmente fizeram um esforço. E também, esta foi a primeira vez que eu fiz trekking com cavalos, o que também foi muito bom.

Uma coisa sobre escalar vulcões é que normalmente você pode olhar para as luzes da cidade, não importa quão alto

É menos óbvio durante o dia
Então, nós não poderíamos dormir no acampamento 1 na noite seguinte por medo de que o urso voltasse. Em vez disso, no dia seguinte, avançamos para o acampamento 2, a 4.200 metros, o que foi uma caminhada sem trilha até a rocha nua nessa época do ano.

Acampamento 2 com uma cachoeira congelada
No dia seguinte, se tudo ocorresse de acordo com o planejado, deveríamos continuar subindo através de neve e gelo permanentes até o cume, a partir das 2 da manhã. Depois disso, descíamos e, finalmente, passávamos outra noite em Doğubeyazıt.

Cenas aleatórias do Monte Ararat, incluindo os picos altos e baixos

A noite no acampamento 1

Meu guia chegou ao topo, mas eu não
Quando chegamos ao Acampamento 2, por volta das 3 da tarde, houve um grande “whoosh”. O japonês virou-se e pulou e disse “o que foi isso”, e os outros dois disseram “o que foi isso” também. Meu guia me disse que tinha sido um foguete PKK apontado para um dos postos de controle; mas os outros disseram a seu guia que era uma avalanche, e essa era a história que eu também seguia na companhia deles.

Mais tarde, soube que os guias tinham de subornar o PKK a uma taxa de US $ 70 por alpinista para não serem molestados, e também para pagar aos militares turcos US $ 50, embora isso pudesse ter sido um pouco mais oficial.

No acampamento 2, eu estava muito cansado e sabia que não seria capaz de ir mais longe. Um dos tchecos também teve uma doença terrível na montanha devido à falta de aclimatação, e não pôde ir mais longe também. Meu guia também foi informado de que, se continuasse subindo, teria problemas de saúde, porque fumou cigarros e pode ter coágulos sanguíneos ou danos cerebrais. Mesmo assim, ele foi para o topo, enquanto eu esperava que ele voltasse para baixo. Depois, todos voltamos a Doğubeyazıt, para comer e conversar sobre assuntos locais.